ALBAN BERG

 

( Viena, Áustria 09 de Fevereiro de 1885 - Viena, Áustria 24 de Dezembro de 1935 )

Alban BergAluno de Schoenberg, pertence, junto com este e Webern, à Escola de Viena. Foi amigo de G. Mahler, que o influenciou. Em seu Kammerkonzert, de 1925, começou a aplicar a técnica serial, mas foi com Wozzek (1914-1921) que se tornou mais conhecido e respeitado. Wozzek é considerado um ponto culminante do Expressionismo musical: uma tragédia sombria, escrita em um parlando muito pessoal, mas construída conforme formas musicais antigas.

Em 1933 trabalhou na ópera Lulu, mas não chegou a terminá-la. Dedicava-se também, nesta época, à composição de seu concerto para violino Em Memória de um Anjo (1935), composto como um requiem para Manon, filha de Alma Mahler e mulher de Walter Gropius. Mas este concerto foi somente executado pela primeira vez por Louis Krasner em Barcelona, em 1936, e serviu de requiem para o próprio Mahler, morto no Natal do ano anterior.

Berg rejeitava todo o sistema exclusivo e, embora utilizasse toda a técnica dodecafônica, explorou igualmente a melodia de timbres. O compositor teve a preocupação constante com a forma trabalhada e equilibrada. Conservando uma expressão romântica em uma linguagem rigorosa, é o mais acessível dos dodecafônicos.

Bibliografia:

Enciclopédia Barsa - Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Grande Enciclopédia Larousse Cultural

http://www.eyeneer.com/CCM/Composers/Berg/bergbio.html

Voltar aos Compositores    Homepage

Renata Cortez Sica  Copyright © 1999
Todos os direitos reservados  Araras, SP - Brasil