(Roma, Itália 1752 - Evesham, Inglaterra, 1832)
O primeiro mestre de música de Clementi foi o organista Buroni, com quem teve aulas de piano e harmonia. Mais tarde, estudou contraponto e canto com os mestres Carpani e Santarelli. Aos 12 anos, Clementi compôs o oratório Martirio dei gloriosi santi Girolamo e Celso.Aos 14 anos despertou grande impressão em F. Bedford, que o levou para a Inglaterra, onde Clementi conseguiu, em pouco tempo, fama como concertista e professor.
Em 1780 ocupou o cargo de cravista e diretor da orquestra da Opera Italiana de Londres. No ano seguinte realiza sua primeira tournée por Munich, Strasbourg e Viena. Após percorrer a frança e Suiça, retorna à Londres, associando-se a uma fábrica de pianos e a uma editora.
Paralelamente à estas atividades, Clemente era um excelente professor, formando alunos que depois tiveram muito renome, como Cramer, Field, Moscheles e Kalkbrenner.
Falece no dia 10 de março de 1832, em sua propriedade de Evesham, perto de Londres, sendo sepultado no clautro da abadia de Westminster.
Suas obras principais são constituídas por: 106 sonatas para piano, o método para piano Gradus ad Parnassum, as famosas sonatinas Op. 36 e 38, sinfonias, overtures, etc.
Bibliografia: Seis Sonatinas Op. 36 - Editora CEMBRA
Renata
Cortez Sica Copyright © 1999 / 2000
Todos os direitos reservados Araras, SP - Brasil