GIOVANNI GABRIELI

( Veneza 1553 - id.1612)

Sobrinho e sucessor do compositor e organista da Basilica de São Marcos, Andrea Gabrieli (1510-1586), o italiano Giovanni Gabrieli compôs as Sacrae Symphoniae (1597) e as Canzoni, nas quais permaneceu fiel ao estilo criado por seu tio: o estilo policoral.

Seria impossível falar de Giovanni sem mencionar a história de seu tio, Andrea Gabrieli. Andrea foi cantor em São Marcos quando jovem e organista em uma pequena catedral quando Giovanni era ainda criança.

Por volta de 1562, Andrea foi trabalhar em Munique, na corte do Duque da Bavária. Logo retornou para Veneza, onde tornou-se o mais popular compositor de seu tempo. Logo após o seu retorno, foi nomeado organista de São Marcos.Durante o tempo em que foi organista, Andrea foi o tutor do jovem Giovanni

Por volta de 1575, como o seu tio fizera antes, Giovanni foi para a corte de Bavária e trabalhou sob a orientação do compositor Orlando di Lasso. Andrea já havia conhecido Lasso em Munique e isso ajudou Giovanni a conseguir o emprego na corte.

Giovanni deixou Munique depois da morte de seu patrono, o duque Albrecht, em 1579, voltando para Veneza. Em 1584, o organista Claudio Merulo demitiu-se de seu posto como organista em São Marcos. Um concurso foi realizado, em janeiro de 1585, para a contratação de um novo organista. Giovanni venceu e passou a trabalhar com o tio, ambos organistas de São Marcos.Infelizmente esta união durou pouco, devido à morte de Andrea, em 1585. Giovanni ocupou o seu posto até sua morte, em 1612.

Conseguir os dois postos em São Marcos como organista e compor música para as grandes cerimônias não era  ainda suficiente; Giovanni também ensinava música. Foi um dos mais famosos professores em seu tempo. Um de seus alunos mais famosos foi Heirich Schutz.

Depois da morte de Giovanni, sua música foi logo esquecida. Alguns amigos publicaram seus trabalhos após sua morte, mas as novas ideias musicais do Barroco logo tomaram lugar do "velho"  estilo da Renascença.

Giovanni Gabrieli é importante para a história da música pois foi um dos primeiros compositores a usar  grupos instrumentais que favorecem os diálogos em eco e qua constituem a base do estilo concertante.

O ESTILO POLICORAL

Basílica de São Marcos

A basílica de São Marcos, em Veneza.  Sua construção foi terminada em 1073.

Na basílica de São Marcos, em Veneza, havia dois grandes órgãos e duas galerias para o coro. Isso deu a idéia aos compositores de escrever peças para dois coros, posicionados cada um em sua galeria. Assim, uma voz vinda do coro da direita seria respondida pelo coro da esquerda ou por ele próprio e vice versa. O primeiro compositor a descobrir estes efeitos foi o belga Adrian Willaert, na época regente do coro da basílica de São Marcos. Mas o verdadeiro artista neste novo estilo foi seu discípulo Andrea Gabrieli. De importância maior, no entanto, é o seu sobrinho Giovanni Gabrieli. Os compositores venezianos gostavam muito de empregar instrumentos ao lado de vozes na música sacra e frequentemente empregavam grupos de instrumentos, cada qual ligado ao seu próprio coro. Algumas das peças policorais mais impressionantes são as de Giovanni Gabrieli. Os efeitos antifônicos ouvidos na música policoral de Gabrielli podem ser descritos como efeitos estereofônicos.

Bibliografia:

Enciclopédia Barsa - Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Grande Enciclopédia Larousse Cultural

Uma Breve História da Música - Roy Bennett

Giovanni Gabrieli: His life and music.
http://home.dmv.com/~rons/Ron's_Pages/Gabrieli.htm

 

Voltar aos Compositores    Homepage

Renata Cortez Sica Copyright © 1999 / 2000
Todos os direitos reservados  Araras, SP - Brasil