PADRE JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA

(1767 - 1830)

Padre José MauricioPadre José Maurício, nascido no Rio de Janeiro, a 22 de setembro de 1767, filho de pais mulatos, um alfaiate e uma filha de escravos, começou cedo seus estudos musicais. Mário de Andrade assim escreveu a respeito do menino José Maurício: "Arranjou uma viola e a tangeu tanto que acabou descobrindo por si o segredo dos acordes e das harmonias. Repinicava as cordas e se punha a cantar melodias de canções conhecidas".

A música, neste tempo, florecia apenas nas igrejas, o que influiu na vocação sacerdotal do jovem. Apesar de sua grande vontade de vencer as barreiras sociais da época, José Maurício teve sua carreira musical prejudicada após a chegada da preconceituosa corte portuguesa ao Brasil. Nomeado mestre-de-capela e organista da catedral do Rio de Janeiro em 1798, teve também um papel de destaque como professor de música, tendo inclusive como aluno Francisco Manuel da Silva, autor do Hino Nacional.

Escreveu cerca de 400 obras (destas, apenas quatro são profanas), como a Missa em Si Bemol, Missa de Réquiem e Missa Pastoril para a Noite de Natal .

Bibliografia:

MIGNONE,Francisco. Música - Biblioteca Educação é Cultura

Nova Enciclopédia Ilustrada Folha - Folha de São Paulo

Voltar aos Compositores    Homepage

Renata Cortez Sica Copyright © 1999 / 2000
Todos os direitos reservados  Araras, SP - Brasil