SERGEI  SERGEIEVITCH  PROKOFIEV

Sontsovka, Ucrânia (antigo Império Russo), 23 de Abril de 1891
Moscou, Rússia 04 de Março de 1953

ProkofievO compositor russo Sergei Prokofiev estudou música no conservatório de São Petersburgo, sob a orientação de Rimski-Korsakov e Tcherepnin, iniciando sua carreira como pianista. Já aos 14 anos, havia composto peças para piano e orquestra e quatro óperas.

Após a revolução de Outubro 1917, refugiou-se primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa. Em 1936 retornou definitivamente à antiga União Soviética, fixando-se em Moscou com sua esposa e dois filhos. Depois de um certo período de resistência, quando foi criticado por "formalismo burguês", retratou-se publicamente e passou a compor música de agrado das autoridades. E só em 1959 foi reabilitado.

Prokofiev morreu em 5 de março de 1953, no mesmo dia e na mesma hora que Stalin. Essa lúgubre coincidência fez com que sua morte ficasse de início relativamente desconhecida dos meios oficiais:  os jornais só a publicaram vários dias depois; só a "Voz da América" noticiou o fato. Prokofiev morava perto da Praça Vermelha; por três dias o povo que enchia as ruas, dias e noites, chorando Stalin, tornou impossível transportar o corpo do compositor do prédio em que residia para a sede da União dos Compositores Soviéticos. Seus amigos e alunos tiveram que decorar a urna funerária com flores de papel - todas as flores disponíveis estavam reservadas para o túmulo de Stalin. Não foi sequer possível organizar um tributo musical adequado ao compositor no funeral, e eles tiveram que tocar a marcha fúnebre de Romeu e Julieta em um velho toca-fitas. Mas aconteceu ainda um acidente macabro: o aparelho se desregulou e a música terminou em um surdo ruído.

Sua Obra

Um dos traços característicos de seu estilo é o brilhante humorismo. Mas este estilo variou muito, no tempo,  entre sutilezas requintadas e fortes acentos populares, entre o nacionalismo russo e o Neoclassicismo.

Sua obra é extensa e abrange todos os gêneros; o piano solista ocupa um lugar importante  em seu trabalho (nove sonatas, 1907-1947). Para orquestra compôs nove sinfonias ( N. 1 chamada Clássica, 1917) e uma sinfonieta, suítes extraídas de balés, óperas e músicas para filmes. Para solista e orquestra, Prokofiev escreveu cinco concertos para piano e dois para violino. Para as crianças escreveu um poema sinfônico chamado Pedro e o Lobo (1936). Entre suas óperas destacam-se O Amor por Três Laranjas (1921), O Anjo de Fogo (1929-1937) e Guerra e Paz (1941-1952).

É autor de sete balés, entre os quais se destacam: O Bufão (1921), O Filho Pródigo (1929), Romeu e Julieta (1938) e Cinderela (1945).

Escreveu peças de circunstância que lhe foram encomendadas pelo governo e música para alguns filmes do cineasta Eisenstein.   

 

Bibliografia:

Enciclopédia Barsa - Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Grande Enciclopédia Larousse Cultural

http://www.classicos.hpg.ig.com.br/prokofie.htm

Voltar aos Compositores    Homepage

Renata Cortez Sica Copyright © 1999 / 2000
Todos os direitos reservados  Araras, SP - Brasil