Ahmad Jamal possui um padrão de execução que se pode definir como volumoso, porém a sua essência traduz-se por uma performance sofisticada e suave. Iniciou profissionalmente por volta de 1949 / 1950 em orquestras, porém o seu forte está consubstanciado em trios, alguns alcançando grande êxito.
Art Pepper evidenciou-se através do Saxofone Alto, embora tenha mostrado igual domínio sobre o Saxofone Tenor e a Clarineta. Pepper era um músico de alto padrão técnico e o seu estilo traz alguma substância musical de Benny Carter e Lee Konitz, misturado a uma personalidade própria adquirida através de um ativo trabalho no Jazz. Iniciou a carreira na orquestra de Stan Kenton, início dos anos 40. Depois, percorreu diversas outras grandes orquestras e acompanhou os grandes vultos do Jazz, até praticamente a sua morte, ocorrida em 1982.
Chico Hamilton (é o primeiro à direita na foto), participando um Jazz de câmara com o seu quinteto. Chico Hamilton é excelente baterista e um especialista no vasto campo da Percussão. Na foto, que é da década de 50, aparece à esquerda o famoso guitarrista Jim Hall.
Thelonious Monk em 1962. Um pianista de concepções excêntricas e execução nada acadêmica para os padrões ortodoxos, porém com a resolução perfeita e consentânea, para a sua mensagem musical.
As dissonâncias difíceis e inatingíveis ficam no ar, ou no limbo de nossa memória, após ouvirmos Thelonious Monk. O início de sua carreira remonta a 1941, em gravação com Charlie Christian. Trabalhou na grande orquestra de Dizzy Gillespie em 1945, porém a sua criação sempre foi orientada para atuações individuais ou em pequenos grupos, onde conseguiu reconhecimento e prestígio. Compôs inúmeras canções que se distinguem por harmonias diferenciadas e não convencionais. Faleceu em 1982.
Herbie Hancock é um pianista que trabalhou com Miles Davis durante cinco anos, partindo posteriormente para a formação de grupos próprios, quando obteve maior conhecimento público e sucesso. A sua maior evidência ocorreu nos anos 70, através do emprego de instrumentos eletrônicos em seu trabalho jazzístico.
O pianista Erroll Garner, em foto de 1947. Autodidata, iniciou a sua carreira na década de 40, atuando sempre em pequenos grupos. Os críticos, que gostam de definir tudo, tinham dificuldade em classificá-lo, porque Garner podia tocar e mesclava vários estilos, como Be-Bop, Stride, Boogie-Woogie, formando o classismo de seu estilo pessoal. Faleceu em 1977.
Erroll Garner, chamado de "The Elf" por causa de sua baixa estatura, foi um dos pianistas mais pitorescos e sofisticados da História do Jazz.
O guitarrista Jim Hall desde a década de 50, quando iniciou, vem trabalhando com Chico Hamilton, Jimmy Giuffre, Sonny Rollins, Ron Carter, Bill Evans, Art Farmer e outros, sempre atuando em pequenos conjuntos e solos.
John Coltrane, parcialmente eclipsado pela campana de seu Saxofone Soprano, em 1966. Iniciou a sua curta carreira em 1947, atuando com Eddie "Cleanhead" Vinson, entrando posteriormente para a orquestra de Dizzy Gillespie, em 1949. De 1953 em diante optou por apresentar-se em grupos menores, como os de Johnny Rodges, Miles Davis, Thelonious Monk, McCoy Tyner e outros, vindo a falecer em 1967. Coltrane, com Miles Davis, abalou os alicerces do Jazz ao ousar a utilização de harmonias modais nas performances de suas improvisações.