Álbum Fotográfico

Página 14

Freddie Green

O guitarrista Freddie Green, em 1959. Iniciou a sua carreira na orquestra de Count Basie em 1937 e lá permaneceu até a morte de Basie. Formava com o contrabaixista Walter Page e o baterista Jo Jones a base rítmica da orquestra, completada com o piano de Basie. Faleceu em 1987.

Paul Gonsalves

Paul Gonsalves, saxofonista tenor, em 1958. Apesar de ter feito parte das orquestras de Count Basie e Dizzy Gillespie, foi na orquestra de Duke Ellington que Gonsalves evidenciou o seu talento e sua enorme sensibilidade. Exerceu o seu trabalho de 1950 até 1974, quando faleceu.

Wes Montgomery

Wes Montgomery teve em Charlie Christian o modelo para inspiração de sua Guitarra. Sua caminhada no Jazz iniciou em 1948, trabalhando com Lionel Hampton. Depois de 1950, trabalhou com os seus irmãos e outros importantes músicos, chegando a formar uma grande orquestra. Montgomery alcançou uma nova linguagem para a Guitarra no Jazz, inovando linhas melódicas, harmonias e ritmos, sendo considerado um dos guitarristas mais completos.

Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, Tom Jobim, certamente é o compositor contemporâneo mais conhecido na música popular brasileira. A técnica harmônica de Jobim está intimamente engajada ao Jazz, ainda que a estrutura de suas melodias apresenta uma base comprovadamente erudita. O seu trabalho também foi efetivamente apreciado pelos músicos norte americanos, que assimilaram e reproduziram inúmeras criações suas, obras primas da Bossa-Nova ou Samba Jazz.

Paquito D' Rivera

Paquito D'Rivera, saxofonista alto e de outras palhetas. Nascido em Cuba, fugiu em 1980 para os Estados Unidos, passando a trabalhar com McCoy Tiner, Dizzy Gillespie e formando também conjuntos e orquestras próprias. O seu estilo está consolidado no caráter alegre e vivo da música cubana, exercendo portanto, um Jazz de forte conotação latino-americana. 

Chet Baker

Chet Baker em foto de 1958, tendo ao fundo um poster de Bix Beirderbecke, um mestre. Começou a tocar com Charlie Parker e Gerry Mulligan, início da década de 50. Sonoridade pura e franca, estilo melancólico e andamento rítmico leve definiram este agradável trompetista, que arriscava também um vocal com voz pequena e intimista. Faleceu em 1988.

Chet Baker

Chet Baker em 1983, fisionomia cansada por uma vida desregrada.

Oscar Peterson Trio

O pianista Oscar Peterson, por volta de 1951, ensaiando um de seus primeiros trios. Na foto: ele, Ray Brown (Contrabaixo) e Barney Kessel (Guitarra).

Oscar Peterson

Oscar Peterson iniciou a sua carreira de sucessos em 1944, como pianista da orquestra de Jonny Holmes, no Canadá. Posteriormente mudou-se para os Estados Unidos, onde formou diversos trios e quartetos, sendo esta a forma que optou para o seu trabalho no Jazz. O talento deste grande pianista faz juz  ao título que lhe foi conferido: "Pianista Integral".

Milt Jackson

Milt Jackson, "The Bags", em 1970. Além do piano, guitarra e canto, Milt Jackson elegeu o vibrafone como o seu instrumento principal, e com o qual desenvolveu um novo estilo, com uma sensibilidade excepcional, aliada a uma técnica impecável. Iniciou em 1945 com Dizzy Gillespie e depois apresentou-se com uma verdadeira legião de astros do Jazz, testemunhando o seu trabalho através de gravações notáveis. Porém, a sua atuação mais marcante foi de 1954 em diante, quando atuava no "The Modern Jazz Quartet". Com a sua saída do grupo em 1974, o mesmo foi dissolvido, pois Milt Jackson foi julgado insubstituível.

Ben Webster

O saxofonista tenor Ben Webster faz parte do grupo de elite dos grandes executantes deste instrumento. Iniciou a sua trajetória musical no início da década de 30, que durou até o ano de seu falecimento, em 1973, preenchendo este lapso de tempo com copiosas gravações e apresentações artísticas.

Paul Desmond e Dave Brubeck

O sax-alto Paul Desmond (em primeiro plano) e o pianista Dave Brubeck, em foto dos anos 50. Brubeck fundou o trio em 1949 e em 1951, juntamente com Desmond, fundou o seu primeiro quarteto, formação em que atuou com algumas alterações até 1969, ano em que se dissolveu. Na época da foto, "The Dave Brubeck Quartet" freqüentava o meio universitário americano, ensejando inúmeros concertos em faculdades e colégios, tornando-se um verdadeiro ídolo da juventude da época.

AnteriorSeguinte

Página 14
[ 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 ]