Baú de Informações

B.

Back Beat. Em um compasso quaternário, os tempos fortes (Strong Beats) são os de números 1 e 3; os tempos débeis (Weak Beats) são os de números 2 e 4. Quando se configura este compasso, está-se acentuando o Back Beat, sendo Beat traduzido por batida, pancada. Como o primeiro movimento do compasso é representado por um movimento mímico da mão, de cima para baixo, o mesmo é denominado Down Beat, nome que propiciou o batismo de uma grande revista de Jazz.

Balada. Canção de andamento rítmico bastante lento e de conotação romântica.

Balalaika. Espécie de Bandolim, originária da Rússia, de corpo triangular e braço longo, guarnecido por três cordas.

Bandoleira. Correia usada a tiracolo ou no pescoço, para sustentar um instrumento musical.

Beat. Batida ou pancada, em termos rítmicos. É a base do Jazz.

Be Bop. Movimento jazzístico revolucionário surgido na década de 40, que veio revitalizar melódica, harmônica e ritmicamente o Jazz. Consiste, basicamente: 1. Desmembramento do compasso 4/4 em oito subdivisões equilibradas; 2. O Contrabaixo continua a sua marcação regular, dos quatro tempos do compasso (Walking Bass); 3. O Piano toca acordes fora de tempos, estimulando a inspiração e a criatividade do solista; 4. A Bateria assume um desempenho independente, porém sempre ligada ao compasso 4/4, conduzindo o solista e acentuando os tempos fracos através de batidas no Prato grande (Ride Cymbal), produzindo um Chink-a-Tink (tinido no Prato).

Big-Band Contests. Duelo musical entre duas bandas de Jazz, quando cada uma dava o melhor de si, em arranjos e interpretações. O aplauso era a maneira como o público apontava o vencedor da disputa.

Bill Evans. Há vários Músicos com o nome de Bill Evans. Além daquele famoso pianista (William John Evans), de estilo refinado e elegante (considerado o Debussy do Jazz), há também o Bill Evans (William Evans), saxofonista, que assina pelo seu nome religioso de Yusef Lateef. Um terceiro Bill Evans (William G. Evans), professor na Universidade do Texas ministrando Piano e Saxofone, é autor de um excelente e interessante livro de partituras musicais para Piano a quatro mãos, onde homenageia doze consistentes personalidades do Jazz. Há, ainda, um outro Bill Evans, este dedicado mais particularmente ao Rock-And-Roll e, quem sabe outros...

Black-faced. Ou Menestréis Negros, eram grupos de cantores ou cômicos que se apresentavam disfarçados de negros, com as mãos e os rostos pintados de preto. Muito antes de Al Jolson, que ficou famoso nesta modalidade de apresentação, outros cantores brancos já experimentaram esta caracterização, havendo registros de Black-faced desde 1795!

Block-Chords. Ou acordes em bloco, é um procedimento pianístico, da mão esquerda, tocando uníssona à mão direita, uma oitava abaixo, os mesmos acordes da melodia. Muito usual na década de 40, é também conhecido por Locked Hands Style, ou estilo de mãos atadas.

Blues. O grande trompetista Miles Davis define o Blues como "uma atitude, um estado de espírito". Acrescentando ao que já foi dito, as melodias do Blues derivam do Blues Chords (Acordes do Blues), que são oriundas do Blues Scale (Escala de Blues). Esta escala possui 10 notas, pois além das 8 normais, apresenta a sua terceira e sétima notas abemoladas. Estas referidas notas, abemoladas, são designadas por Blues Notes. Exemplificando, a Blue Scale da escala Dó Maior (CM), fica assim constituída: Dó - Ré - Mi - Mib - Fá - Sol - Lá - Si - Sib - Dó, na qual distinguimos Mib e Sib como as suas Blue Notes. As melodias do Blues utilizam-se, em suas concepções das cinco primeiras notas ( Dó - Ré - Mi - Mib - Fá ) ou das cinco notas finais da escala ( Sol - Lá - Si - Sib - Dó ). Este conteúdo tonal é a origem do ataque peculiar do Jazz.

Bonang. Instrumento musical originário da Indonésia, formado por uma série de pequenos gongos, em formato de tampas de panelas. Há vários tamanhos de Bonang.

Boogie-Woogie. Maneira de executar o Blues ao Piano, com a mão esquerda tocando repetitivamente uma figura de acordes baixos. Grande sucesso nas décadas 20 / 30.

Brass. Traduz-se como "Latão" e designa, no Jazz, a família dos Metais.

Break. Pausa temporária na melodia, de um ou dois compassos, preenchida por uma curta improvisação de um solista. O mesmo que Breque ou Ruptura.

Burlesque. Diferentemente do Vaudeville, o Burlesque é um espetáculo de caráter mais pesado, onde as anedotas são mais picantes, com muitas músicas e danças, podendo acontecer números de strip-tease.