Baú de Informações

C.

Cadenza. Em um concerto, parte destinada a improvisação de um solista.

Cake Walke. Dança de negros norte-americanos, no final do século XIX.

Call-And-Response-Pattern. Diálogo musical presente no Jazz e na música africana. Baseia-se em uma chamada, ou pergunta, e a correspondente resposta, em termos melódicos.

Campanela. Instrumento percussivo constituído por pequenos guizos metálicos, montados sobre um bastão de madeira ou em uma pulseira para ser atada ao pulso.

Castanhola com Cabo.Instrumento percussivo que consiste na Castanhola manual montada sobre um cabo de madeira.

Cat. Na gíria jazzística, designa o músico de Jazz.

Caxixi. Instrumento percussivo acompanhante do Berimbau, durante o jogo da Capoeira.  É aquela "garrafinha" trançada de vime, tendo em seu interior conchas e grãos, que produzem ruído característico quando agitado. Há vários tipos de Caxixis: Caxixi Garrafa, Lagartão, Caxixi Pequeno, Caxixi Duplo, Caxixi Grande e Caxibaça. 

Chalumeau. Registro grave da Clarineta, de caráter felpudo e deliciosamente íntimo.

Charleston. Além de uma dança popular da década de 20, é também, em países de língua castelhana, o nome dos Pratos duplos acionados a pedal, em uma Bateria (High-Hat).

Chase. Seção de improvisação executada por dois instrumentalistas, que alternam fraseados intercalados. Tem-se a impressão de que há uma perseguição revezada entre os dois, daí a denominação de Chase, perseguir, caçar, correr atrás de.

Chorus. É a totalidade dos compassos de uma melodia (32 compassos, em geral), ou as suas repetições improvisativas, mantendo-se o mesmo padrão temático.

Clave. Sinal usado no Pentagrama para identificar as notas musicais, servindo, portanto, como referência. Atualmente, empregam-se três tipos de Claves: Clave de Sol, colocada na segunda linha do Pentagrama, usada para os sons agudos e parte dos sons médios (estão na metade direita do teclado do Piano); Clave de Fá, na quarta linha do Pentagrama, usada para os sons graves e parte dos sons médios (estão na metade esquerda do teclado do Piano); Clave de Dó, na terceira e na quarta linha do Pentagrama, usada para os sons médios (parte central do teclado do Piano).

Clave de Rumba ou Pau de Rumba. Instrumento percussivo que consiste em dois pequenos bastões roliços de madeira dura, cujo som é conseguido na batida entre si. Muito usado nas rumbas e outros ritmos latinos.

Coda. Do Italiano, cauda. Fraseado aposto ao final de uma melodia, com característica do tema da mesma, propiciando um curto efeito ornamental de encerramento.

Comb And Paper. Antiga brincadeira infantil de reproduzir melodias ou musicalidades, usando-se um pente forrado com papel celofane. Este rudimentar tipo de Kazoo também era utilizado pelos jazzmen, na década dos anos 20 e suas adjacências, no qual o artista trauteava as suas melodias ou as suas improvisações. Embora o som produzido assemelha-se ao Kazoo, perde em qualidade para este, porque faz muita cócega nos lábios... O pente pode ser escolhido segundo a nossa preferência. Para membrana vibrátil, poderemos recorrer ao papel higiênico, papel-manteiga, envoltório de "Sonho de Valsa", uma nota de um Real ($) ou outra quantia superior, dependendo das posses do artista.

Combo. Refere-se a um pequeno grupo instrumental, variando os seus integrantes em número de três a nove elementos. O nome é forma apocopada da palavra Combination, agrupamento.

Comercial. Música, orquestra ou maneira de tocar visando, primeiramente, o retorno monetário, relegando para um segundo plano todos os atributos artísticos e culturais.

Compasso. É a divisão da música em partes elementares, marcadas graficamente no Pentagrama por linhas verticais. No Jazz, denomina-se Bars.

Conguê de Coco. Instrumento percussivo composto por dois hemisférios de cascas de coco. O som gerado, assemelhando-se ao tropel de cavalo, obtém-se batendo as suas bocas entre si.

Contraponto. Ver Polifonia.

Contrasts. Suíte para Violino, Clarineta e Piano, composta por Béla Bartók em 24.09.1938 (Budapeste), a pedido de Benny Goodman, Clarineta, e Joseph Szigeti, Violino. Na gravação, além dos dois já referidos, atua como pianista o próprio Béla Bartók. É uma gravação rara, contendo também, no mesmo disco, o Ebony Concert. (Benny Goodman - Collector’s Edition, Compositions And Collaborations, Bartók - Bernstein - Copland - Stravinsky, CBS Records Masterworks, 160.391)

Contrasts

Cool. Tendência ou movimento jazzístico, surgido no final da década dos anos 40 e que durou até meados da década de 50, mas deixando fortes influências nos anos seguintes. O Cool ( frio, calmo) caracterizava-se por uma musicalidade mais calma, íntima e relaxada, embora executada com swing e mantendo o Beat, contrapondo-se ao caráter "Hot" do Be-Bop.

Cravelha. Sistema mecânico de torniquete, destinado a tensionar as cordas dos instrumentos musicais desta família, a fim de dedicar a sua afinação.

Creole. Designação dada aos descendentes de colonizadores espanhóis, franceses e portugueses, nascidos na Índias Ocidentais, América Latina e Estados Unidos. No Brasil, o termo passou a ser empregado, errada e pejorativamente, para designar pessoa de raça negra.

Crina. Material usado nos arcos dos instrumentos musicais de cordas, família dos Violinos. É a parte do arco que atrita contra as cordas, para a produção do Som. São retesados mais de duzentos fios de crina de cavalo, nos quais o instrumentista passa resina, aumentando a capacidade de adstringência na fricção. ( V. Sedas)

Cromática. É a Escala em que as notas musicais se sucedem por semitons.