Baú de Informações

H.

Harmônicos. Ao soar um determinado som, chamado de Som Fundamental, geralmente geram-se também outros sons, chamados de Sons Secundários, que são os Sons Harmônicos, ou simplesmente Harmônicos. Os Harmônicos, de intensidades mais débeis que o Som Fundamental, representam frações inteiras do comprimento de onda do Som Fundamental, e podem ser 1/2, 1/3, 1/4, etc, da mesma.

Harpa Vera Cruz. Modalidade de Harpa, com dimensões reduzidas. Originária do México, da região que lhe deu o nome, é de uso também difundido em outros países, como a conhecida Harpa Paraguaia.

Harrumph. Palavra onomatopaica, empregada por alguns comentarista de Jazz, que serve para descrever o rufar das caixas de uma Bateria.

Head Arrangement. Arranjos de cabeça, decorrentes da improvisação em um ensaio e que ficam prontos, na memória do instrumentista, sem registro escrito.

Herd. Palavra do Inglês, que se traduz como manada, rebanho, tropa, etc, de gado bovino, elefantes, etc. Este termo era empregado por Woody Herman, "The Old Man", evidentemente referindo-se pitorescamente às várias formações orquestrais que teve sob a sua direção, durante a sua longa vida de sucessos artísticos. Os seus vários "rebanhos" podem ser epocalizados segundo abaixo:

1o Rebanho - The First Herd - Época: 1939

2o Rebanho - The Second Herd - Época: 1947

3o Rebanho - The Third Herd - Época: Década de 50

Rebanho do Swing - The Swing’ Herd - Época: Década de 60

Rebanho Trovejante - The Thundering Herd - Época: Década de 70

Hight-Hat. Pratos duplos da Bateria, acionados a pedal, também chamados de Hi-Hat, Charleston, Chaston ou Sock-Cymball. No Brasil, conhecidos por alguns como Chimbau.

História da Música. Para efeito de classificação, costuma-se dividir a História da Música em seis grandes períodos, compreendidos por datas aproximadas:

Música Medieval Até cerca de 1450
Música Renascentista De 1450 a 1600
Música Barroca De 1600 a 1750
Música Clássica De 1750 a 1810
Música Romântica De 1810 a 1910
Música do Século XX ou Música Contemporânea Vigente no Século XX, até os nossos dias

       O Jazz, correndo por fora, paralelamente acompanha o final do período Romântico e recebe fortes influências de todas as nuanças da Música Moderna do Século XX. Curiosamente, o Jazz também introduziu o seu sabor na Música Erudita, tendo Debussy, célebre compositor moderno, assimilado em sua peça "Mintrels" elementos jazzísticos.

Honkers. Era o apelido dos saxofonistas que, quando tocavam, imitavam a sonoridade do pato selvagem.

Honky-tonk. Espelunca ou bordel de baixa categoria, na zona de prostituição. Designa, também, o Piano utilizado neste local, de som metálico e desafinado.

Horn. Designação, em meio Jazzístico, de todos os instrumentos musicais de sopro, como os Metais, Saxofones, Clarinetas, etc.