Baú de Informações

I.

Imigração / Migração. Na seção História do Jazz, fizemos referência a estes dois conceitos e achamos bastante interessantes as correspondentes definições que Umberto Eco nos fornece sobre as mesmas, exaradas em seu livro "Cinco Escritos Morais"(Editora Record), as quais concisamente transcrevemos:

"Temos imigração" quando os imigrantes (admitidos segundo decisões políticas) aceitam em grande parte os costumes do país para o qual imigraram; temos migração quando os migrantes (que ninguém pode deter nas fronteiras) transformam radicalmente a cultura do país para o qual migram".

Improvisação. Música elaborada segundo a inspiração do momento. É essencial no Jazz, e reflete o talento e a criatividade de seu criador.

Intervalo. Define-se como a distância entre as alturas de dois sons. Recebe o nome de acordo com o número de notas musicais existente no mesmo, entre o som inferior (inclusive) e o som superior (inclusive). Por exemplo: considerando-se o Sol e o imediato ascendente, teremos um intervalo de Quarta, isto é, Sol - Lá - Si - Dó (quatro notas), ou então: considerando-se o e o Mi imediato ascendente, teremos um intervalo de Sétima, isto é, Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi (sete notas). Desta maneira, teremos a "Classificação" dos intervalos em: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava.

Além da nomeação dos Intervalos segundo a "Classificação", eles também recebem uma identificação complementar de "Qualificação", segundo a ocorrência relativa dos semitons, no referido Intervalo. Explicando melhor, o Intervalo pode apresentar nenhum semitom, um semitom ou dois semitons em seu contexto e vão receber identificações complementares de Maior, Menor, Justo, Aumentado ou Diminuído, conforme o caso. O Quadro seguinte ajuda a visualizar melhor a "Classificação" e a "Qualificação"dos Intervalos. Nele, são empregados os símbolos:

M: Maior m: menor J: Justo Aum: Aumentado Dim: Diminuído  ou Diminuto

intervalos

Explicando o Quadro.

Por exemplo, um Intervalo entre duas notas é chamados de Segunda Maior se não houver semitom; de Segunda Menor se houver um semitom. Outro exemplo: um Intervalo entre cinco notas, será de Quinta Justa se apresentar um semitom no mesmo e de Quinta Diminuta se houverem dois semitons. E assim por diante.