Baú de Informações

M.

Maria Chiquinha – Nome popular do instrumento musical Eufônio.

Mbira. Instrumento musical do Zimbabue. Consiste em uma tábua, onde são fixadas delgadas lâminas metálicas, em seqüência de escala, em número de 22 peças, podendo variar em quantidade. Toca-se segurando a tábua com as mãos e tangendo as lâminas com os polegares das duas mãos, obtendo-se sons metálicos e alegres. (Pronuncia-se "Mabira").

Mentoeira. Chamada também de Queixeira, peça de madeira ou material plástico que se adapta ao Violino ou Viola, à esquerda do Estandarte, para apoio do queixo . O instrumento fica sujeitado entre o queixo e o peito do executante, deixando os braços livres para a execução. Mesmo sendo o Violino e a Viola instrumentos musicais muito antigos, a Mentoeira somente foi introduzida no século passado.

Metrônomo. Aparelho para indicar o andamento da música. Os mais antigos, porém ainda muito usados, baseiam-se em um preciso mecanismo de relojoaria e apresentam uma exatidão notável. Os mais modernos empregam tecnologia eletrônica. A indicação do metrônomo representa o número de notas por minuto, sendo regulado de acordo com a prescrição do autor da música, expressa na partitura.

Modal (Jazz Modal). A improvisação no Jazz sempre foi feita sobre os acordes básicos da melodia executada, como fundamento temático. Miles Davis e John Coltrane, no final da década de 50, evoluíram o conceito da improvisação, executando-a sobre temas compostos com melodias construídas sobre seqüências harmônicas. Estas seqüências são baseadas sobre acordes, utilizando um mesmo Modo. Este novo procedimento improvisativo, propiciou ao solista maior liberdade e abriu novas possibilidades criativas, de maior expressividade.

Modo. Considerando-se a escala clássica de sete notas, a primeira nota musical é definida como Tônica. Adotando-se como Tônica uma outra nota musical da referida escala, a ordem dos tons e semitons (posições relativas) resulta alterada, configurando-se em um "modo" diferente do original. Como são sete as notas musicais, obtemos também sete "modos" diferentes, de acordo com a eleição da Tônica. Por uma questão de tradicionalismo, os Modos são batizados com nomes gregos, que veremos a seguir. Estes Modos são montados apenas com as notas naturais e o primeiro é iniciado pela nota Ré, completando-se a Oitava. O Modo seguinte, inicia pela nota Mi, e assim sucessivamente, sempre lembrando que a primeira nota musical do Modo é a Tônica e define o Modo correspondente. Desta maneira, temos:

Modo Dórico: Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré
Modo Frígio: Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Do - Ré - Mi
Modo Lídio: Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá
Modo Mixolídio: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol
Modo Eólio: Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá
Modo Lócrio: Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si
Modo Jônio: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó

Monofônicos. Diz-se dos instrumentos musicais que só podiam reproduzir uma nota musical de cada vez, como os antigos Teclados Eletrônicos.