Baú de Informações

R.

Rabeca. Tipo de antiga Viola, tocada com arco, com as quatro cordas afinadas em Intervalos de Quintas ( Sol - Ré - Lá - Mi ), porém encontram-se modelos mais antigos com apenas três cordas. A sua origem é moura e teve a sua maior popularidade de uso durante a Idade Média. Ainda hoje encontramo-la em uso, nas canções folclóricas dos Balcãs e no interior do Brasil. É aquele tipo de Violino, de construção rústica, que vemos sendo tocada apoiada sobre o braço esquerdo, contra o peito do executante, em algumas festas folclóricas brasileiras.

Rabecão. Denominação popular do Contrabaixo, termo derivado de Rabeca grande.

Race Labels. Eram os discos gravados por negros e destinados a ouvintes negros, portando de difusão bastante limitada.

Recording Ban. Edital que, por volta de 1942, foi publicado pela Federação Americana de Músicos, passando a proibir as gravações de discos. Esta estranha determinação prendia-se ao fato de, pelo grande avanço da indústria fonográfica, os bares, restaurantes, boate, programas de rádio, etc, deixarem de utilizar a presença ao vivo de profissionais músicos, preferindo o emprego de discos, economizando com isso. A grande explosão do uso das Jukeboxes, veio também agravar a situação. Esse impasse durou por longo tempo, havendo até a interferência do Presidente da República americana, para judiciar a questão. O problema foi resolvido e o que restou desta posição firme e decidida do Sindicato, foi a obtenção de vantagens de royaltys, além de mais respeito à Classe.

Reed. Palheta, de alguns instrumentos musicais, familia Madeiras. Além de designar a palheta em si, esta palavra é também empregada para nomear toda a família de sopro, que dela se utilize. Muitos músicos saxofonistas, durante uma exibição ou trabalho fonográfico, usam vários tipos de Saxofones. No registro das gravações, ou crédito, poderá vir apenas especificado como Reed, por economia informativa ou falta de registro durante os trabalhos.

Riff. Fraseado repetitivo no andamento da música de Jazz.