Baú de Informações

T.

Tailgating. Estilo peculiar de Glissando do Trombone. A palavra deriva de Tailgate, que é a parte posterior dos bondes (veículos carris urbanos). Antigamente, bandas tocavam comercialmente em bondes, fazendo propagandas em geral, sendo o Trombone colocado na parte posterior do veículo (Tailgate), para evitar que a vara do instrumento causasse acidentes ...

Tambu. Tipo de Atabaque dos nossos Índios, feito com um segmento oco de tronco de árvore, guarnecido por uma membrana percussiva em uma das extremidades abertas. Perguntamos: O nome seria derivado de "Tambu" (Taperu, Tapuru), que designa também o bicho de pau podre, capaz de ocar os troncos? A Natureza auxilia o homem primitivo na criação de seus instrumentos musicais. Veja, por exemplo, o termo Didgeridoo, neste Baú.

Tessitura. Conjunto de notas, da mais grave à mais aguda, que um instrumento musical ou uma determinada voz humana pode abranger.

Theremin. Instrumento musical essencialmente eletrônico. Foi inventado em 1919 pelo Físico russo Lev Sergeyvich Termen, cujo nome "Termen", anglicanizado, produziu a estranha denominação de Theremin. Baseia-se no princípio dos antigos receptores de rádio superheteródinos e é composto por duas caixas próximas. Em cada caixa há um circuito eletrônico oscilador de radiofreqüência, sendo um deles de freqüência fixa e o outro de freqüência variável, possuindo ainda, cada caixa, uma antena vertical em forma de haste. O artista (ou operador!), através da impostação de sua mão próxima às antenas consegue, por meio de movimento manuais estudados, alterar a interação das freqüências entre as antenas, gerando na parte de áudio sons correspondentes aos gestos assumidos.

O Theremin apresenta uma extensão de escala abrangendo de 3 a 5 oitavas e o timbre do som produzido é um vibrato fantasmagórico, impressionantemente tétrico. Em décadas passadas, era empregado em filmes, como fundo musical nas cenas de sonambulismo, de sonhos confusos, de naves espaciais sinistras ou de robôs malévolos... E, com certeza, alcançavam o efeito especial desejado!

Atualmente, há modelos de Theremin bem mais evoluídos, empregando as novas tecnologias eletrônicas disponíveis. E há também grupos e clubes de entusiastas que curtem e divulgam este exótico instrumento musical.

Timbre. Característica tonal que nos permite diferenciar um instrumento musical de outro. Cada instrumento, cada voz humana possui um timbre próprio, que o identifica. Timbre é a "cor" do som.

To Shout. Gritar, modo de cantar, principalmente nos anos 30, em que o vocalista reforçava com vigor o seu canto, praticamente gritando a letra da canção. Cab Calloway, com sua orquestra, é um bom exemplo.

Toré. Ou Torém, trombeta indígena, feita de taquaruçu (taboca).

Tradicional. Jazz executado por volta da década dos anos 20, chamado também de Nova Orleans, Chicago ou Dixieland. O seu toque era padronizado por Trompete, Clarineta e Trombone, na linha melódica principal e com ritmo básico de 2/4.

Transpositores. São os instrumentos musicais para os quais as partituras são escritas segundo alturas diferentes das notas efetivamente tocadas. Este recurso destina-se a facilitar o trabalho do músico, evitando excessivas linhas suplementares. É o caso, por exemplo, do Contrabaixo, que toca com partitura escrita uma oitava acima do seu som real, ou ainda da Flauta Piccolo, que tem a sua partitura escrita uma oitava abaixo do som produzido. Há instrumentos Transpositores, cuja transposição não atinge uma oitava. São instrumentos análogos, de alturas características pouco diferenciadas, para os quais usa-se a mesma partitura.

Trítone. Ou Trítono, o mesmo que intervalo de Quarta Aumentado.

Trompeta. Sinônimo de Trompete.