Galeria dos Músicos

..."O Jazz é como uma barata - você nunca pode livrar-se dele. Você não pode matá-lo, porque o Jazz é uma vocação das pessoas que o tocam!"...

                                                                           Dave O’Higgins.

 

    A nossa homenagem de gratidão e respeito aos Músicos, citados ou não neste limitado domínio literário, que assumiram a transcendental missão de oferecer ao mundo um pouco mais de beleza e emoção.   

    Nesta Galeria musical estão expostos, em ordem alfabéticas de seus nomes e prenomes, diversos ( não todos! ) artistas jazzísticos ou, de alguma maneira, ligados ao Jazz, em algumas de suas atuações discográficas. O objetivo, além de permitir uma localização representativa do trabalho do músico em sua trajetória artística, fixado nas coordenadas tempo / local, serve também para iluminar o registro de sua atividade, ainda que parcial, prestando uma homenagem de referência.

    A apresentação segue a ordem instrumental configurada no monumental Quadro Sinótico e, sempre que possível, apoiada nos registros (créditos) das embalagens das gravações. No final do capítulo Galeria, o registro de alguns trabalhos vocais, de impostação principal ou de apoio coral (background). Alguns artistas da Galeria receberam uma informação discográfica, através de uma janela de acesso.

    Há gravações que trazem informações perfeitas e completas sobre participantes, trabalhos efetuados, datas, locais, inclusive relatando aspectos tecnológicos das mesmas. Outras, apresentam informações parciais e incompletas dos trabalhos fonográficos, prejudicando o próprio contexto de registro informativo e histórico, além do trabalho de pesquisa.

    Há discos, lamentavelmente alguns nacionais (Brasil), que não mencionam datas e locais de gravações, apresentando ainda alguns de seus participantes apenas pelos seus apelidos. Não somos contra as alcunhas com que os diversos músicos, por questões várias, apresentam-se profissionalmente, porém a nossa opinião é que estes cognomes deveriam vir vinculados aos seus nomes próprios, quando da apresentação dos créditos.

    Já imaginaram se depararmos com uma gravação, cujo selo já não existe há trinta anos, sem data e local especificados e com um solista identificado apenas por "Sebinho" ? (nome hipotético, apenas para ilustrar o assunto !). Realmente, fica difícil qualquer especulação sobre a situação.

    Algumas indefinições ocorrem, nesta Galeria, por falta de registros nos apontamentos discográficos. Também, infelizmente, não temos o privilégio de possuir, em nosso acervo, todas as gravações originais, o que talvez contribua para a diluição de alguns dados e informações. De qualquer maneira, procuramos apresentar uma visão global da prodigiosa constelação jazzística.

    Então, vamos lá, tentar mostrar quem são eles. A escolha é sua.

Metais | Madeiras | Cordas | Percussão | Tubos / Ventos | Eletrônicos | Vocal

Fundo Musical:"Lester Left Town"
Midi por: executante desconhecido