TUBOS / VENTO

Uma família de muito fôlego!

 

    Esta pequena família, compreende os instrumentos musicais cujos sons são obtidos através do sopro de ar (vento) através de tubos afinados. O vento, neste caso, não é o sopro produzido pelo aparelho respiratório de um ser humano, não se relacionando, de nenhuma forma, com os instrumentos musicais soprados: metais e madeiras. Para os instrumentos da família Tubos / Vento, o sopro (vento) é produzido por foles, bombas ou ventoinhas sopradoras elétricas.

    Daí, configurá-los em uma família exclusiva.

Órgão | Acordeão |Escaleta | Gaita de Fole

ÓRGÃO

Órgão

    Membro da família dos Tubos / Vento (v. Quadro Sinótico).

    Este antigo instrumento musical, apresenta indícios de sua criação no século III a.C. Já nesses tempos, o Órgão era conhecido como Hidraulo, em Grego significando água e tubo, pois a água era usada para manter constante a pressão do ar no reservatório, chamado someiro. Era um tipo de hidrofore ( lembram-se dos conceitos físicos da Hidráulica?), sendo que esta modalidade de Órgão caiu em desuso.

    Muito bem, dando um grande salto na história, chegamos ao Órgão atual, muito usado nas cerimônias religiosas. Nele reconhecemos:

    Resumidamente, enfatizamos alguns pontos. Através de válvulas, o organista atuando no teclado e nos registros, orienta o vento para os tubos desejados, produzindo-se as notas escolhidas. Os manuais são teclados de mão para acionar grupos de tubos, selecionando o timbre desejado, emprestando aos sons um caráter volumoso, ou expressivo, ou suave, conforme se queira.

    A pedaleira representa também um teclado e é tocada com o calcanhar e com a ponta do pé, acionando os baixos.

    O Órgão apresenta uma imensa variedade de timbres e sua complexa execução permite uma variada gama de sons, combinando-se convenientemente manuais e registros diferentes. Há Órgãos modernos que apresentam diversos outros recursos.

    No Jazz, o Órgão autêntico apresenta uma ocorrência infinitesimal, limitada pela própria natureza do instrumento. Algumas apresentações de Gospel Music, são acompanhadas por Órgão litúrgico e eventuais emprego do Órgão Harmônio (Harmonium). Por motivos de praticidade, utiliza-se apenas do Órgão Eletrônico (família dos Eletrônicos) o qual, por questão de comodidade, vamos chamá-lo simplesmente de Órgão, sempre que o referirmos neste trabalho.

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ACORDEÃO

AcordeãoMembro da família dos Tubos / Vento (v. Quadro Sinótico).

    Essencialmente, compõe-se o Acordeão de um fole com duas placas estruturais, fechando as suas extremidades, onde são instalados os botões de controle do som, ou teclado similar ao do Piano, de acordo com o tipo considerado. O instrumento é tocado comprimindo-se ou distendendo-se o fole, com o auxílio dos braços, causando em seu interior um fluxo de ar que, ao atravessar as palhetas (comandadas pelos botões), produzem som.

    As palhetas e botões destinados a controlar os sons baixos estão localizados no lado esquerdo do instrumento (mão esquerda) e as palhetas e botões (ou teclado) destinados a controlar os sons agudos, encontram-se no lado direito do instrumento (mão direita).

    Fundamentalmente, há dois tipos principais de Acordeões:

    A modalidade mais conhecida de Acordeão, com teclado tipo Piano em seu lado direito, denomina-se Acordeão Piano e é do tipo Dupla Ação, tendo sido desenvolvida em 1850.

    Os primeiros Acordeões, chamados então de Handäoline, surgiram em Berlim, por volta de 1820, sendo patenteado, posteriormente, em Viena por Cyril Demian, em 1829. Estes, possuíam apenas 10 botões para a melodia e 2 botões para o baixo, porém, com o passar do tempo, esta configuração alterou-se, adicionando-se mais botões e aumentando-se, com isto, a sua capacidade em notas e acordes.

    A Concertina é um tipo de Acordeão de tamanho reduzido, podendo ser de Simples ou Dupla Ação. O seu formato seccional é hexagonal, tendo sido inventada por Sir Charles Wheatstone, em 1829.

    O Bandoneon, basicamente, é uma Concertina de seção quadrada e de tamanho maior. Foi inventada por Carl Friedrich Uhlig, na Alemanha, por volta de 1842 e teve em Heinrich Band, após 1854, o seu grande divulgador. Em 1882, o nome que "Bandonion" consagrou-se em homenagem ao seu principal divulgador da época (Band), recebendo, posteriormente um sotaque espanhol aplicado ao nome: Bandoneon.

    Os primeiros Bandoneons apresentavam apenas 3 filas (carreiras) de botões, reproduzindo 52 notas musicais. Os mais modernos possuem cerca de 5 filas de botões na mão esquerda e 6 filas de botões na mão direita, podendo reproduzir de 142 a 152 notas musicais. Muitos e muitos metros cúbicos de ar foram destilados em lindas melodias e em excelente trabalhos musicais, no Bandoneon de Astor Piazzolla, mestre indiscutível neste instrumento musical.

    O Acordeão, de uma maneira geral, pouco participa no Jazz, o que é lamentável,considerando a beleza de seu som e a grande extensão de recursos que possui. Na figura acima, um acordeão Hohner, Concert III.

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ESCALETA

Membro da família dos Tubos / Vento (v. Quadro Sinótico).

Foto de uma escaleta de 34 teclas. A escaleta é um instrumento de sopro da família tubos / vento, com a mesma conformação de um acordeão, possuindo um timbre que lembra o oboé e uma altura que se situa na escala média da voz humana.

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GAITA DE FOLE

Gaita de Fole

    Membro da família Tubos / Vento (V. Quadro Sinótico)

    Eis aqui um típico instrumento musical desta família. Em Inglês, Bagpipe, é a famosa Gaita Escocesa!

    Surgiu por volta do ano de 1500, nas montanhas brumosas da Escócia e mantém, a menos de algumas modernizações em seus detalhes, o seu formato original.

    O seu funcionamento, assim como a sua execução, é bastante complexo e, resumidamente, poderemos referir as suas partes básicas:

    Antes, um instrumento musical considerado folclórico e limitado regionalmente à Escócia, atualmente é empregado em diversas outras aplicações artísticas, resgatando desta maneira a sua beleza, suavidade e características peculiares.

    E no Jazz ? Cabe a Gaita de Fole ?

    Já foi dito que o Jazz é uma modalidade musical por demais cosmopolita, com relação ao aplicativo instrumental. E, por incrível que possa parecer, a Gaita de Fole já foi vedete, incluída em um programa jazzístico organizado pelo pianista e maestro George Gruntz, na Suíça. Ao som do grupo de Jazz, aliás de caráter bastante moderno, alternavam os grupos percussivos e os sons típicos da "The British Caledonian Airways Renfrew Pipe Band"!

    O resultado foi interessante... (Basiléia, Suíça - 31.03.1974)

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