(Breslau, Polônia 23/08/1854 - Paris, França 04/3/1925)
Moskowski nasceu em Breslau, Prússia (atual Wroclaw, Polônia) em 1854. Pianista e compositor, estudou piano em Dresden e Berlim. Compôs um quinteto com piano na idade de 13 anos e fez sua estréia como concertista aos 19 anos, em 1873. Em 1879 estabeleceu-se em Paris. Estudou em Dresden e Berlim com Theodor Kullak, onde posteriormente tornou-se professor na Neue Akademie der Tonkunst, fundada por Kullak.
Moszkowski ocupou o posto de professor neste estabelecimento por cerca de vinte e cinco anos. Visitava Londres regularmente, como regente e apresentando alguns de seus trabalhos orquestrais. Casou-se com a irmã de Cécile Chaminade e mudou-se para Paris. No ano de 1897 abandonou sua carreira de pianista concertista, dedicando-se ao magistério. Entre seus alunos estão Thomas Beecham e Wanda Landowska.
Moszkowski tinha grandes investimentos na Rússia e Alemanha, que se perderam por ocasião da Primeira Guerra Mundial. Sozinho, doente e sem dinheiro (sua esposa e família haviam morrido), seus amigos em Nova Iorque organizaram um concerto beneficente para ele, onde se apresentaram 14 pianistas. O dinheiro arrecadado foi o suficiente para ajudá-lo a viver seus últimos anos.
Sua obra inclui uma ópera (O Boabdul do Rei Mouro), muitas peças breves para o piano, tais como estudos ( Estudos op.91, Estudos de Virtuosidade Op.72), Danças Espanholas (piano, depois orquestradas por Phillipp Scharwenka), O Trem Fantasma e Joana D'Arc (peças para orquestra) e dois concertos para piano e orquestra ( o manuscrito do primeiro está desaparecido), um concerto para violino, etc.
Bibliografia:
Classical Composers Database: http://utopia.knoware.nl/~jsmeets/index.html
Moszkowski: http://www.ndirect.co.uk/~regr/moszk.htm
http://www.classical-composers.org/cgi-bin/ccd.cgi?comp=moszkowski
Renata
Cortez Sica Copyright © 1999 / 2004
Todos os direitos reservados Araras, SP - Brasil