O estudo é uma peça musical cuja finalidade é explorar uma dificuldade técnica própria do instrumento para o qual foi composta. A partir do Período Romântico, a composição de estudos tomou um grande impulso; desde então uma grande quantidade de estudos tem sido escrita para diversos instrumentos. Com efeito, durante esta época houve um grande avanço nesse sentido, favorecendo a figura do Virtuose : músico de concerto, dotado de uma extraordinária técnica.
No século XIX o piano passou por diversos melhoramentos. O número de notas foi aumentado, as cordas ficaram mais longas e grossas e os martelos, antes cobertos por couro, passaram a ser revestidos de feltro, melhorando a sonoridade. Quase todos os compositores românticos escreveram para o piano e, devido a isto, muitos estudos foram escritos para este instrumento, em todos os níveis de qualidade: ruins, medíocres, bons e excelentes.
Poucos compositores conseguiram que seus estudos fossem mais do que exercícios para piano, tornando-os verdadeiras obras primas graças ao seu talento. É o caso de Chopin com os seus 24 estudos Op.10 e 25, Liszt, Debussy, Rachmaninof, Scriabin, Moszkowski e Camargo Guarnieri.
Mais modestos são os estudos de Clementi, Czerny, Cramer e Burgmüller que, em ter o gabarito de obras primas, cumprem a função para a que foram destinados de maneira excelente, desenvolvendo a técnica e interpretação. Abaixo estão algumas pequenas biografias destes mestres do Piano:
(Ratisbona, Alemanha 1806 - Beauleu, França 1874)
Compositor alemão. Estabeleceu-se em Paris após 1832, onde tornou-se conhecido como compositor de canções, estudos para piano, obras para o palco. Em seu tempo seu pai, o organista e regente Johann August Franz Burgmüller (1766-1824), e seu irmão Norbert Burgmüller (compositor alemão e pianista 1810-1836), foram mais famosos do que ele. Friedrich estudou com Ludwig Spohr (1784-1859) e Moritz Hauptmann (1792-1868). Depois de anos de estudos com Spohr e Hauptmann, estabeleceu-se em Paris (até a sua morte em 1874), adotando a música parisiense. Hoje Burgmüller é conhecido por seus belos estudos para piano. Suas principais obras são: 25 Estudos Fáceis Op. 100, Estudos Op. 109, 12 Estudos Brilhantes e Melódicos Op.105, La Peri (Ballet). Todos estes estudos possuem em comum boa musicalidade, técnica de composição, melodias bonitas e agradáveis e tratamento eficiente dos problemas técnicos.
(Manhein, Alemanha 1771 - Londres, Inglaterra 1858)
Notável pianista e professor, filho do violinista Guilherme Cramer, nasceu em Manhein em 24 de fevereiro de 1771 e morreu em Londres em 16 de abril de 1858. Foi aluno de Schröter e Muzio Clementi. Iniciou em 1788 a carreira de concertista. Considerava Londres sua segunda pátria e viveu também em Paris, onde em 1828 fundou, com Addison, violoncelista inglês e mestre de capela em Dublin, uma casa editora de música que dirigiu até 1842, publicando sobretudo os cássicos. O seu método de Piano conquistou importância duradoura em todas as escolas de música do mundo. Seus estudos são adotados, desde então, por todos os mestres de piano, recomendados para o desenvolvimento técnico e interpretativo, servindo também como preparação para o famoso método Gradus ad Parnassum, de Clementi. Cramer também compôs música de câmara, 105 sonatas, 7 concertos, variações e rondós e muitos estudos para o piano, entre eles, os célebres 84 Estudos Op.50 e 16 Estudos Op.81
(Viena, Áustria 1791 - Viena, Áustria 1857)
Pianista, professor e compositor austríaco de origem tcheca. Foi aluno de Beethoven e mestre de Liszt. Estreou o Concerto N.5 de autoria de Beethoven na segunda vez que se apresentou em público. Czerny era um aluno aplicado, tornando-se um excelente professor de piano, começando a dar aulas aos 15 anos de idade. Czerny foi um ótimo pianista, mas era extremamente introvertido, preferindo devotar sua vida ao magistério e composição. Criou uma nova escola de piano que ainda constitui a base de novos pianistas, sendo considerado o maior expoente da pedagogia do piano de todos os tempos. Entre as mil obras que compôs, destacam-se os 24 Estudos de Velocidade, a Escola da Velocidade e a Escola do Concertista.
(Mattsee, perto de Salzburgo, Áustria 1781 - Viena, Áustria 1858)
Editor e pianista austríaco, apesar do sobrenome italiano. Em Viena a partir de 1803, ensinou piano e violão e inicious suas atividades como editor, proprietário de uma editora musical. Foi o principal editor de Schubert e autor de valsas, sonatinas e outras peças para o piano. Beethoven dedicou-lhe suas famosas 33 Variações sobre um tema de Diabelli, Op120, inspiradas por uma de suas valsas.
(Krostoschin, Alemanha 1818 - Berlim, Alemanha 1882)
Pianista e compositor alemão, nasceu em 12 de setembro de 1818 na cidade de Krostochin e faleceu em Berlim, no dia primeiro de março de 1882. Em 1842 mudou-se para Viena, para estudar piano com Czerny e tornou-se pianista da corte do Rei da Prússia em 1846. Estabeleceu-se em Berlim e fundou um conservatório em sociedade com Stern e Marx em 1850, e outro próprio em 1855. Quase toda a sua produção musical é dedicada ao piano. É autor de uma séries de estudos de oitavas entitulada Escola das Oitavas Op. 48.
Veja Também:
Bibliografia:
Mestres da Música - Abril Cultural
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
Enciclopédia dos Grandes Compositores - Editora Salvat
Coleção Didática "Evocando a Infância": Texto da capa do disco da pianista Eudóxia de Barros, escrito por Osvaldo Lacerda.
50 Estudos de Cramer : Texto de Souza Lima para a edição dos estudos de Cramer, edição Irmãos Vitale
Classical Composers Database: http://utopia.knoware.nl/~jsmeets/index.html
Burgmüller: http://www.gate.net/~nnomoto/burgmuller/burgmull.htm
Renata
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